domingo, 5 de dezembro de 2010

O Bem Amado x Tropa de Elite 2


 É fácil perceber o que capitão Nascimento e Odorico Paraguaçu tem de diferente. Porém, um dos destaques do curso Cases de Web 2.0 do Comunique-se foi a diferença na utilização das redes sociais nos dois filmes, desde a produção até a estreia nos cinemas.

Os cases, apresentados pela diretora da Belém Com, Cláudia Belém, ganharam destaque no primeiro dia do curso e mostraram todo o processo de utilização dos meios de web 2.0.

O Bem Amado

Uma versão do personagem Odorico Paraguaçu no twitter foi a solução encontrada pela equipe da Belém Com para fugir das formas tradicionais de comunicação e divulgação em redes sociais. 'Tínhamos que atingir o público jovem, que ainda não conhecia o Odorico e sua linguagem', conta Cláudia.

Chegando aos quatro mil seguidores, o perfil @siga_odorico não falava sobre o filme até a sua estreia. Assuntos como política e copa do mundo ganhavam humor na linguagem do personagem, que interagia com artistas e celebridades da web. 'O Odorico brincava inclusive com os candidatos a presidência. Ele chegou a trocar diversas mensagens com a candidata Marina Silva. Isso fazia com que o nosso perfil repercutisse ainda mais', afirma.


Manter somente um redator foi a forma que a Belém Com encontrou para não perder a linguagem do personagem, que ao final de cinco meses de trabalho se despediu dos seguidores e foi desativado.

Utilizar com moderação as promoções, evitar programas para ganhar seguidores e ser gentil nas mensagens foram alguns pontos ressaltados pela Belém Com para se ter sucesso na utilização do twitter.

Tropa de Elite 2

Já para contar a transição de capitão para coronel Nascimento, a Belém Com optou por criar um blog para fugir das formas tradicionais de divulgação.'O personagem do capitão Nascimento é muito estereotipado na internet, com uma linguagem pesada e violenta. Usar a mesma fórmula do Bem Amado e criar o personagem no twitter poderia ser arriscado', afirmou Cláudia.

Dividido em três etapas, o planejamento começou a ser feito um ano antes da estreia e teve como proposta trabalhar redes sociais e assessoria de imprensa de forma integrada. 'Pensamos em três etapas, a primeira era avisar que o filme estava sendo produzido e com isso teríamos muitas novidades, a segunda seria um intervalo entre a produção e lançamento e a terceira etapa é a estreia do filme no circuito'.

A primeira notícia divulgada pela Belém Com não falava sobre o set e sim sobre o blog. Com isso, o primeiro vídeo do filme, que estava num primeiro momento com exclusividade no blog, recebeu cerca de 13 mil visitas. 'Com esse vídeo conseguimos marcar o blog como um veículo de comunicação do filme. Toda informação sobre o Tropa de Elite 2 saia do blog ou da assessoria de imprensa.'

Em nenhum momento foi apresentado cenas do filme. Vídeos com o treinamento dos atores, a mudança do capitão Nascimento e bastidores eram postados no blog e garantiam que as notícias chegassem em primeira mão aos leitores.

O twitter também foi usado como uma ferramenta de segundo plano. Promoções eram realizadas pela rede social e levavam os fãs para visitar o set de filmagens.

Fechando a discussão, Cláudia Belém falou sobre a importância de redes sociais andarem de mãos dadas com as assessorias de imprensa e do planejamento com antecedência na divulgação de filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário