segunda-feira, 9 de agosto de 2010

'Pão com M...' - Uma história de caridade

Hoje me pediram para cantar o hino da minha antiga escola e eu parei bem na parte em que diz que devemos 'viver caridade'. Uma parte fundamental para um colégio que foi fundado por Dom Bosco e que tem em seu comando freiras, lideradas na época por sua diretora Irmã Adair.

Foi aí que eu relembrei quais foram as minhas experiências 'caridosas' nesse colégio e me lembrei de um episódio. Eu vivenciei a época em que acabaram com o 'pão com molho'.

Eu vou explicar. É que a cantina da escola era também comandada pelas freiras. Lá se cobrava 1 real pelo cachorro-quente e apenas vinte centavos (Isso mesmo, vintchxee) pelo pão com molho.

Para os interessados em experimentar esse fenômeno da caridade gastrônomica em casa é simples: Abra uma caixinha de molho de tomate (não vou citar marcas) e pegue o pão amanhecido de sábado. Misture os ingredientes e coma.

Minha mãe achava isso o cúmulo. Para ela isso não devia ser nem lanche pra ser dado para as crianças, ainda mais vendido. Ás vezes até me dava mais dinheiro para a merenda, só para eu não ter que comer aquilo.

Ah, claro. Me esqueci de um detalhe. O delicioso e saboroso lanchinho tinha um apelido carinhoso, dado por alguns amigos. Algo fofo e que deixava ele ainda mais gostosinho - 'pão com menstruação' (Sim, era exatamente o que parecia).

Foi aí. Exatamente na época em que eu estudava nesse colégio que alguns colegas tiveram uma ótima ideia. Resolveram chegar para a freira da cantina (Eu não me lembro o nome, mas ela devia ter uns 70 anos) e soltaram: 'Irmã, me dá um pão com menstruação'.

Eis que nesse dia, por surpresa de todos e alegria da minha mãe, o 'pão com m..' deixou de fazer parte do delicioso cardápio da cantina salesiana. É um mistério da fé. E eu me sinto grato por ter vivenciado uma época tão caridosa desse colégio.

Foto: Divulgação

6 comentários:

  1. rodsmorais: Estava morrendo de fome quando li o seu artigo. Esse pão com m... definitivamente me deixou sem apetite. Pontos para minha dieta!...kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Imaginando a Freira escandalizada com o feito do menino. Fala a verdade, lucas, foi vc quem falou p tia da cantina, vá !!! É a sua cara, kkk

    ResponderExcluir
  3. Hahaha.. prefiro não comentar Dois Ursos.

    ResponderExcluir
  4. Dedico este post aos coleguinhas da terceira série

    ResponderExcluir
  5. Eu já comi pão com molho de tomate.
    Aliás, tradição italiana comer pão com molho de tomate, mas com tomate mesmo.
    Qto a menstruação... prefiro não comentar. Isso não pertence a minha realidade.
    AHAHAHAHAHHA!

    ResponderExcluir