segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Medo e Vontade

Hoje eu acordei me perguntando: 'Será que o medo está sempre ligado a vontade?'. Medo de engordar, vontade de comer mais. Medo de não te ver mais, vontade de ir agora na sua casa. Medo de brincar na montanha-russa, vontade de adrenalina. Medo do monstro, vontade de ver mais o filme.  Medo de me apaixonar, vontade de namorar você. Medo de escrever sobre o amor, vontade de ser amado. 



Nem sempre podemos controlar esse sentimento. É como se o medo fosse a sua razão te alertando que aquilo pode não acabar bem e a vontade fosse o seu coração dizendo para você se entregar logo e acabar com essa frescura.

Ás vezes é fácil dar ouvidos a razão (eu diria até que existem pessoas especialistas nisso), mas muitas vezes a vontade fala mais alto. Algumas vontades já tem final certo e se tornam uma forma de Auto-Sabotagem, mas você não resiste. Algumas outras vontades são fáceis de serem controladas e você as substitui por outras menos arriscadas. Agora eu lhe pergunto: E as vontades duvidosas? Aquelas vontades que você sabe que tem, mas não sabe no que vai dar?

São essas, principalmente, que estão ligadas ao medo (um medo que normalmente vem da realização de 'vontades mal-sucedidas').

Outro dia me questionaram: 'Poxa Lucas, você só escreve sobre desamores, términos de namoro, fugas. Já pensou em escrever sobre o amor? Sobre a vontade de estar com alguém?'. Foi exatamente pensando na utilização da palavrinha 'vontade' que eu já imediatamente respondi: 'Tenho medo'. E logo de imediato fui novamente questionado: 'Medo do que?' e eu respondi: 'Medo de viajar demais. Medo de sentir algo. Medo de não conseguir dizer o que eu realmente sinto.'

Eu tenho definidas e consigo facilmente escrever as situações trágicas da minha vida (e principalmente da vida dos outros) e também consigo expôr outros sentimentos. Agora, escrever sobre o amor? Um pisciano? Não. É arriscado demais. Essa é uma vontade que perdeu pro medo. (pelo menos até hoje)

Algumas vontades ficam só nas vontades. Como diz a minha mãe: 'senta e espera a vontade passar'.

Eu hoje, escolhi arriscar mais nas minhas vontades. 

E vocês, medo e vontade? Vontade e medo? Nenhum dos dois? Dividam comigo!

20 comentários:

  1. Na verdade o medo que nos faz sentir vontade, a vida seria um grande tedio se tivessemos segurança pra tudo, se fossemos donos de nossa vontade e so fizessemos o q nos traz conforto. Os medos estao ae pra nos fazer aprender, sofrer até, e isso nos engrandece.

    ResponderExcluir
  2. O desejo, o medo, a insegurança, a vontade, andam todas ali, juntinhas, de mãos dadas, feito criança.

    Digo até que fazem parte dos alicerces da vida humana. São como "rewind" e "fast forward" que acontecem todos os dias.

    Até hoje eu tive medo de poucas coisas: já me joguei da ponte (e fiquei pendurado pendulando - hehehe), já mergulhei o máximo que meu fôlego aguentava, olhei para baixo estando em lugares altos, mudei de cidade algumas vezes sem saber se conseguiria emprego, já confessei meu Amor sem medo de ser não-correspondido.

    Algumas vezes fracassei, noutras muitas vezes fui bem sucedido. O mínimo múltiplo comum é a aprendizagem, vinda das derrotas e vitórias. Medo e vontade também tão juntinhos de derrota e vitória.

    Pessoalmente, na grande maioria das vezes que tenho vontade de algo eu faço - a não ser que esta vontade esteja associada a gastos materiais, minha conta bancária tem fundo (hehehe). Ser taurino nesse ponto não faz com que minha razão se imponha e diga "não", por medo ou receio. Meu sagitário se coloca na frente, e lança a flecha, pro alto.

    Lance, sem medo, a flecha da vontade.

    "O meu corpo é um jardim, a minha vontade o seu jardineiro."

    (William Shakespeare)

    ResponderExcluir
  3. Cada um sente o sentimento de qualquer uma maneira bem diferente... eu tenho medo de amar, medo do escuro, medo de altura a única coisa que sei que tenho que vencer esses medos e vou sempre lutar pra superar eles.Eu nunca vou desistir de amar nunca vou desistir de pular de paraquedas e o mais banal dormir com a luz apagada esse último já superei.... O meu problema que sempre quando eu quero uma coisa eu vou até o fim mesmo que eu bata na cabeça eu não vou desistir de ser feliz.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, agora sabendo que tú és um Pisciano, entendemos melhor essa dúvida. O símbolo desse signo são dois peixes cruzados, cada um olhando para um lado. Incertos, opostos, inseguros nas decisões. Acho que se encaixa, né?
    No zodíaco, sabe qual o próximo signo depois de Peixes? Aries. Que já entra de cabeça, e depois vai ver o que dá. Que tal rodar o seu mapa em 30 graus e avançar p esse signo ? Cobramos seu mapa astral !

    ResponderExcluir
  5. Concordo com os Dois Ursos e tava comentando sobre isso com eles agorinha mesmo. Nós piscianos sofremos demais. Passamos muito drama. Mas não sabemos ser diferentes...

    ResponderExcluir
  6. Medo e vontade andam lado a lado, e balanceiam nossas decisões... Não tem noção de como esse post veio a calhar hoje, vc arrasou rsrs

    ResponderExcluir
  7. é mesmo Tato, falamos, falamos, e esquecemos de elogiar. Um dos melhores posts.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Lucas, já passei por situações complicadas durante um tempo que me "auto-sabotei" por namorar uma pessoa casada durante 2 anos. Sim, foi total loucura! Encontrávamo-nos nos intervalos de almoço e trabalho. Enfim, não é esse o assunto do momento, mas serviu para entender muitas coisas - e enquanto ainda namorava, acabei conversando com um amigo que me disse o seguinte:

    "Isso que você faz, é carência que sente por estar em outra cidade, sem seus amigos e familiares para te apoiarem. E apesar de todo o amor e companhia, você sabe que isso não vai acabar bem. Você tem que aprender a ser mais independente, e aprender a viver bem sozinho consigo mesmo."

    Pois bem, esse amigo me abriu um pouco os olhos. Depois disso, que acabei saindo de Ribeirão Preto e vindo para Campo Grande já há 2 anos e meio para estudar, nós terminamos. Percebi que, apesar de ter um carinho muito grande por essa pessoa, não era isso que eu queria para minha vida - não poder almoçar ou jantar à hora que quiser, ou então sair para algum lugar à noite, fora toda a questão de traição e talz. Enfim, acabei aprendendo a me virar, e também estar bem comigo.

    Fiquei durante quase um ano sem namorar, e fui encontrar uma pessoa no lugar mais inusitado possível, que é uma baladinha terrível (fui só uma vez, e não pretendo voltar nunca mais), mas que naquele dia teve show do Montage.

    Lá acabei tocando a vida e conhecendo uma pessoa maravilhosa com quem fiquei até dois meses atrás. Namoramos durante 1 ano e 1 mês. Trocamos várias experiências, conheci amigos que hoje me são especiais, além de toda a relação, companhia e amizade.

    Morando fora, aprendi a lidar melhor com a solidão, e não sair caçando sexo ou namoro por aí. Às vezes, tenho em mente a letra da música "Vou Deixa A Rua Me Levar".

    Hoje tenho uma concepção muito clara sobre medo e vontade. Deixei de protelar problemas ou "ficar em cima do muro". Hoje dou a cara a tapa, falo e ajo mais. Pergunto mais, respeito e exijo o mesmo, tomo mais decisões e sou mais convicto no que digo.

    Quando terminei o último namoro, apesar de toda a dor, percebi quanta coisa nós aprendemos e como isso muda nossa forma de agir. A partir disso, não acho que devamos ter nenhum medo de qualquer coisa, seja por desilusões passadas ou boas experiêcias que se reverteram. Enfrentar os problemas é a nossa única saída, e não há resultado sem mudanças.

    Saia um pouco da caverna, lá fora tenho um lindo sol que pode se pôr, mas que sempre nasce, e instiga nossos sentimentos e emoções. A emoção, seja positiva ou negativa, faz-me sentir vivo.

    E a vontade? Se joga pisciano!

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que vc deve encarar o medo, mostrar a língua pra ele e mandar ele se ferrar. Vai viver!!! Como dizem, quem não arrisca não petisca... por que dar ouvidos à razão? Ouça o seu coração, faz muito bem, sempre. Se não for exatamente o que vc queria, paciência, lembre-se sempre de que eu estarei por aqui pra te ajudar a recolher os caquinhos do seu coração...

    Seja um pouco ariano dessa vez... ;)

    Amo vc!!!

    ResponderExcluir
  11. Pavor é a ênfase do medo.
    pior que o medo, é a ansiedade

    Você nasceu apenas com dois medos: o medo de cair e o medo do barulho. Todos os seus outros medos são adquiridos. Livre-se deles.

    De onde vem o seu medo?

    ResponderExcluir
  12. O meu signo solar em gêmeos me faz não temer em publicar algo em seu blog. Porém, a ascendência em peixes e a lua em capricórnio me deixam na indecisão sobre o que escrever...
    Acho mesmo que vou ouvir Marte em áries e não vou escrever nada não, já que estou irritado hoje...

    Hehehehehe!

    Mas adorei o texto! Parabéns como sempre fofuxo!

    Beijos!
    ;)

    ResponderExcluir
  13. Já que estamos falando de Zodíaco... tambem sou peixes, com ascendente em escorpião (Faroeste Caboclo, lembram?) e lua em Touro.
    Ou seja, quando é pra ser fofo eu sou um ursinho carinhoso, quando é pra ser ruim sou o cão chupando manga... (se algum dia eu sair com uma resposta atravessada pra alguém aí a culpa não é minha, é da astrologia...)

    Mas nesse lance de medo e vontade, diferente de alguns aqui eu não me sinto na obrigação de ser o cara mais destemido do mundo.
    Quando sinto medo eu me pergunto "superar esse medo é importante pra mim?... eu quero superar esse medo?... eu preciso superar esse medo?"
    Dependendo da reposta que meu coração me der eu enfrento ou não.
    O mesmo vale para a vontade... "fazer isso é importante pra mim?... eu quero fazer isso?... eu preciso fazer isso?"

    Parece meio discurso de BBB esse papo de "eu sou guerreiro", "eu adoro desafios"... bobagem, ninguem é tão heróico assim, todo mum tem pelo menos uma fraqueza na vida, algo que esconde lá no fundinho do peito, algo que evita fazer, alguma decisão que vive adiando.

    Tenho minha listinha de medos e nenhuma vergonha em admitir... da mesma forma que tenho coragem pra fazer coisas que outras pessoas temem, e não me sinto melhor que ninguem por isso.

    O mais engraçado de tudo é que as vezes me sinto como o Salsicha do desenho do Scooby-Doo... morre de medo dos fantasmas, mas mesmo assim já viveu várias aventuras.

    ResponderExcluir
  14. Desejo que esse dia se repita na sua vida, pois acordar na maioria dos dias com o desejo de perseguir as vontades e os sonhos abafando os medos e anseios é uma tarefa difícil e não vai faltar pedra no meio do caminho, pra tropeço, pra oferecer abrigo, pra sombra ou pra uma pegação básica e escondida.
    Abração do novo seguidor.

    ResponderExcluir
  15. Pãozinho, tu escreve pra mim, né? Eu sei. ♥

    ResponderExcluir
  16. Excelente texto.
    Também não me arriscaria a falar desse sentimento.
    E trata-se de algo tão puro. Não deveria ser tão difícil.
    Mas enfim, o medo algumas vez pode impulsionar a nos fazer determinaada coisa. Mas é fato que o medo de fracassar acaba sendo uma ferramenta que nos regula de avançar.
    Adorei a relação que fez do medo e da vontade.
    Neste duelo, vence quem sobrepõe a outra.

    Parabéns pelo texto!
    :D

    ResponderExcluir
  17. Prazer, eu também Pisciano! E posso te dizer que o medo e a depressão, ditos natos de nosso signo, a gente vence com muita fé, outras de nossas virtudes! :-)

    ResponderExcluir
  18. É incrivel que quando eu leio seus textos me faço as perguntas que neles estão...
    Medos? Temos sempre...mas tem coisa melhor do que se vestir de coragem e rir na cara do medo? Acho que o medo existe para apimentar... estimular a vontade!

    ResponderExcluir
  19. ===

    [visitinha singela]

    Vontade é desejo. Amor é decisão. Vontade é apenas um olhar. Amor é o segundo olhar, o que fica. Vontade a gente tem aos montes. Já amor... Vontade é uma semente em mão cheia. Amor é a semente que produz outras tantas-sem-fim. Vontade até se esconde, se camufla, tem gente que é expert nisso... Amor é escandaloso, ainda que no silêncio de ser. Vontade é vírgula. Amor é ponto. Final? Depende do que se escreveu no texto...

    Gostei daqui, do ninho dessas palavras tuas!

    ===

    ResponderExcluir
  20. O problema de ter medo é quando ele te faz ser o que não é, te deixando obssessivo. O medo de perder algo que te faz tão bem, te deixa uma pessoa má. A ausência se tem de pessoas fazendo da sua cabeça uma oficina do diabo. A vida é definitivamente uma lição e a gente passa a vida inteira aprendendo. Tolo daquele que acha que já passou por tudo...

    ResponderExcluir